Ontem a noite, fui um dos agraciados pelo belo concerto de abertura da segunda edição do Rio Folle Journée que aconteceu no Theatro Mucinipal do Rio de Janeiro.
Dedicada a Beethoven, serão 48 concertos até domingo dia 08/06/2008 em diferentes salas do Rio, como: Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro do Anexo do Municipal, Sala Cecília Meireles, Auditório Guiomar Novaes, Centro Cultural Justiça Federal, Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Auditório do BNDES e Auditório de Furnas.
O concerto de abertura contou com a participação do pianista Eduardo Monteiro, que junto com a Orquestra Sinfônica Nacional nos presentiaram com concerto para piano e orquestra no 3 em dó m op. 37 e Sinfonia no 5 em dó m op. 67, conduzido pela regenta Ligia Amadio.
Tenho que confessar que a regente - com grande carreira internacional - foi um espetáculo a parte. Incisiva, determinada e muito expressiva, mesmo de costas para o público podíamos ver as "caras e bocas" em seus movimentos precisos, fortes, abruptos e também delicados. Numa dança contemporânea, a regente levou a platéia aos aplausos. A mesma plateia que as vezes se encontrava apareenciva com a possibilidade de sua queda do púlpito, tão determinados eram seus movimentos.
Nem eu, nem meus amigos Thomas e Ulisses (experts em música clássica) haviamos visto uma mulher regendo uma orquestra, uma nova experiência para todos. Mesmo tendo raras vezes o salto alto produzido um barulho provindo de seus pulinhos. Valeu muito a pena!!!
Que venham outros concertos!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário